principal

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Número de mortos por 'gripe suína' sobe para 34, informa Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde informa que, no período de 25 de abril a 18 de julho, foram registrados 1.566 casos de "gripe suína" no Brasil. Neste mesmo período, o ministério diz que foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no País, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste.
AE


Mulher usa máscara em hospital para se proteger
Além dos casos mencionados de "gripe suína", 528 ocorrências são de gripe comum e, por causa dessa doença, 17% dos pacientes apresentaram dificuldade respiratória moderada ou grave. Até o momento, esse índice é menor em pacientes com a "gripe suína" (14,2%).
O comunicado do ministério informa que a faixa etária mais acometida tanto pelo vírus da "gripe suína" quanto pelo da influenza sazonal é a de 20 a 49 anos, em mais de 60% dos casos. A análise das ocorrências confirmadas de síndrome respiratória aguda grave evidencia que esse quadro é mais frequente em mulheres (55,72%).
Em nota, o ministério informou que, de acordo com as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não está mais indicada a identificação individual de cada caso da nova gripe, e sim, a notificação, investigação, diagnóstico e tratamento dos casos com síndrome respiratória aguda grave e dos grupos de risco, assim como a identificação de novos focos da doença no País.

Bahia vai ficar fora do horário de verão

Assim como os demais estados do Nordeste, a Bahia mais uma vez ficará de fora do horário de verão, que começa no dia 18 de outubro nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. A inclusão da Bahia no horário era defendida por alguns setores.
A Associação Comercial da Bahia e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia estão entre as entidades que queriam que o estado adotasse o horário de verão. Elas alegam que o horário gera uma economia de até 5% no consumo de energia elétrica.
Mas no sul da Bahia, principalmente em Itabuna e Ilhéus, muita gente apóia a decisão de não incluir o estado no horário de verão. Entre os argumentos de quem é contra a inclusão está o horário de almoço.
Para o pedreiro José Carlos Pereira, a mudança é ruim porque, quando as pessoas estão se acostumando a almoçar às 11h, o horário de verão termina.
Para a estudante Daniela Oliveira, a manutenção do horário que vigora hoje nos país é ótima porque não precisa acordar mais cedo para chegar à faculdade.

sexta-feira, Julho 24, 2009

Lula promete resolver problema do aeroporto

Os principais projetos do governo federal e do PAC para a Bahia, em parceria com o Governo do Estado, foram os temas centrais de dois encontros entre o governador Jaques Wagner e o presidente Lula na noite de segunda-feira (20).
O presidente e o governador discutiram providências para apressar os investimentos federais destinados à Ferrovia da Integração Leste-Oeste, ao porto Sul e ao Aeroporto de Ilhéus.
Nesta terça-feira (21), o presidente Lula voltou a chamar o governador para um encontro, do qual participou o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, a fim de decidir de uma vez por todas a questão do Aeroporto de Ilhéus.
O presidente garantiu ao governador que "o nó cego que está amarrando a operação no aeroporto de Ilhéus será desatado" e determinou que as empresas de aviação sejam convocadas para encontrar uma solução dos problemas ainda pendentes.
Foi avaliado ainda na reunião, ser necessário e urgente construção de um novo aeroporto em Ilhéus. O governador fez um relato sobre o quadro positivo da recuperação da economia baiana, destacando que junho foi o quinto mês seguido de crescimento.
"Foram 6.119 empregos, elevando o saldo acumulado para 23.098 novos postos de trabalho em 2009". Comentou ainda que 75% das oportunidades de emprego estão surgindo em municípios do interior.
No Planejamento, o ministro Paulo Bernardo garantiu ao governador que fará um esforço para liberar em breve os R$ 75 milhões em projetos e investimentos por parte de vários ministérios.
A verba vai para obras de infraestrutura, calçamento, pavimentação de ruas e praças, construção de quadras esportivas, ginásio e campo de futebol, além de compra de máquinas e sistemas de abastecimento de água e poços.
O governador Wagner defendeu a construção do Porto Sul e do Polo da Indústria Naval como indispensáveis ao movimento positivo de retomada do crescimento da economia baiana.