principal

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Diminua os spams enviados alterando as configurações dos seus imails

Neste exato momento, é bem provável que sua caixa de e-mails esteja repleta de mensagens indesejadas. O que talvez você não saiba é que, também neste exato momento, outras pessoas pelo mundo podem estar recebendo spams enviados pelo seu computador, sem seu conhecimento.

As mensagens indesejadas chegaram à marca de 90,4% de todos os e-mails enviados em abril, segundo a Symantec. E 58% destes e-mails falsos vêm de redes zumbis —computadores invadidos que são usados por spammers para disseminar mensagens.
Para reduzir o uso das redes de banda larga nacionais (ADSL, 3G e cabo) para o envio de spams, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou algumas recomendações para provedores e operadoras.

O que fazer?

A primeira medida indicada pelo CGI.br é que os internautas que usam programas de gerenciamento de e-mails —como o Outlook, Thunderbird ou Mail— bloqueiem o "local" por onde grande parte dos spams são enviados, a porta 25 de seu computador.

Eles devem passar a usar outra porta, a 587 —isso garante que as mensagens passem em um servidor antes de serem enviadas, o que torna o processo mais seguro.

Se você usa algum dos programas citados acima, basta trocar o número da porta de recebimento de mensagens, no próprio software. Usuários apenas de webmail não serão impactados.
Com a implementação das recomendações, será mais difícil para que computadores zumbis sejam utilizados para o envio de spam, pois além de necessitar de um usuário e senha para utilizar o serviço de e-mail, ele ainda deverá burlar os possíveis controles antispam existentes no serviço mencionado", diz Nelson Novaes, gerente de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fiquem a vontade para opinar