principal

terça-feira, 2 de junho de 2009

Aviões da FAB encontram objetos no Oceano Atlântico

A Aeronáutica informou nesta terça-feira (2) que encontrou objetos metálicos e não-metálicos no Oceano Atlântico. Ainda não há confirmação de que sejam partes do Airbus da Air France desaparecido no caminho entre Paris e Rio de Janeiro na noite de domingo (31) com 228 pessoas a bordo -59 delas brasileiras.

Cobertura completa: voo 447

O coronel Jorge Amaral disse que objetos foram visualizados por aviões da Força Aérea Brasileira em dois pontos distintos, distantes 60 km entre si, a cerca de 650 km a nordeste da Ilha de Fernando de Noronha.

Segundo ele, um avião radar R-99 que havia saído às 22h35 de segunda-feira do arquipélago de Fernando de Noronha detectou sinais eletrônicos por volta da 1h desta terça. E, por volta das 5h25 desta terça, uma aeronave C-130 avistou objetos metálicos e não-metálicos que podem ser do Airbus.

Mapa feito pela FAB mostra local onde vestígios foram encontrados (Foto: Força Aérea Brasileira)

Teriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene, segundo a Aeronáutica.

Os objetos foram encontrados no segundo dia de buscas. O avião, um Airbus 330-200, havia partido do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 19h30 de domingo. A meio caminho entre Brasil e África, ele atravessou uma área de turbulência e perdeu contato com os radares. Mensagem automática indicou que a aeronave sofreu uma pane elétrica, segundo a companhia.

Chances escassas

As autoridades francesas reconheceram que são escassas as possibilidades de encontrar sobreviventes, mais de 30 horas depois do acidente, ocorrido em uma zona marítima de grande profundidade, pouco mais de quatro horas depois da decolagem do Aeroporto do Galeão, no Rio.

Buscas são reavaliadas em função das correntes marinhas, diz coronel da FAB

As buscas para encontrar o avião da Air france que desapareceu após decolar do Rio de Janeiro na noite de domingo (31) continuam e são reavaliadas de acordo com as correntes marítimas, afirmou em entrevista ao Bom Dia Brasil o vice-chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica brasileira, Jorge Amaral.



"Há quatro aeronaves na área fazendo a busca, cada uma num retângulo diferente, e são feitas avaliações periódicas das correntes marítimas. As aeronaves da madrugada ja pousaram e não encontraram nada."

Segundo ele, encontrar destroços depende da existência de material flutuante. "A aeronave pode ter conseguido fazer um pouso forçado na água, o que poderia ter feito com que as pessoas saíssem pelos botes."

Sobre o sinal emitido pela caixa preta, Amaral afirmou que ele varia de aeronave para aeronave e que tem um tempo de vida util. "Porém nós sabemos que desde que aconteceu o desaparecimento, nenhum sinal foi detectado."

A Aeronáutica informou na madrugada desta terça-feira (2) que um navio francês fez uma busca na área apontada pelo piloto da TAM, que teria visto "pontos laranjas" no mar, e não encontrou vestígios do Airbus que fazia o voo AF 447 da Air France.

fonte: o globo

ACOMPANHE AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- 7h50: Segundo dia. As buscas ao avião Airbus da Air France desaparecido sobre o Oceano Atlântico entraram no segundo dia nesta terça-feira (2). O avião sumiu dos radares depois de sofrer uma pane em uma área de turbulência. Havia 228 pessoas a bordo. As circunstâncias do desaparecimento ainda são um mistério.

- 7h46: Correntes marinhas. As buscas para encontrar o avião da Air france continuam e são reavaliadas de acordo com as correntes marítimas, afirmou em entrevista ao Bom Dia Brasil o vice-chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica brasileira, Jorge Amaral.

- 5h45: Obama. Os EUA anunciaram a ajuda necessária para determinar o que aconteceu com o Airbus A330 da Air France, que desapareceu quando voava do Rio de Janeiro a Paris, com 228 pessoas a bordo, afirmou o presidente Barack Obama ao canal francês i-TV.

- 1h40: Brasileiro na tripulação. O site da Air France confirmou, na noite desta segunda-feira (1º), que a tripulação do voo AF 477, que desapareceu neste domingo (31) na rota Rio-Paris, é composta por 11 franceses e um brasileiro. Mais cedo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia informado que havia um brasileiro entre os funcionários da companhia aérea.

- 1h11: Navio francês. A Aeronáutica informou na madrugada desta terça-feira (2) que um navio francês fez uma busca na área apontada pelo piloto da TAM, que teria visto “pontos laranjas” no mar, e não encontrou nada.

fonte o GLOBO G1