principal

terça-feira, 16 de junho de 2009

Firefox baixado 150 milhões de vezes em 24 horas

Provavelmente pouca gente na Mozilla deve ter ficado impressionada com os 11 milhões de downloads que o Safari conseguiu em seus primeiros três dias de “vida”.

O motivo é que a mais nova versão do Firefox, a 3.0.11 foi baixada 150 milhões de vezes em 24 horas. O anúncio foi feito por Asa Dotzler, diretor da comunidade de desenvolvimento do browser aberto em um post em seu blog.

Apesar da cifra impressionante, ela não desbanca os “apenas” 8 milhões de downloads que fizeram o Firefox entrar para o livro dos recordes como o programa mais baixado em um dia, o que aconteceu durante seu lançamento, no dia 17 de junho de 2008.

O motivo é que a atualização do Firefox 2 para o 3 não foi automática, ao contrário da nova versão. Bom lembrar que entre os 11 milhões de downloads contabilizados para o Safari 4 também estão os feitos pelo sistema de atualização do Mac OSX.

Porque engordamos no inverno

No outono-inverno , quando o tempo começa a esfriar, devemos nos preparar para, ao final dessas estações, não tomarmos grandes sustos com os ponteiros da balança, ou com os zipers e botões de nossas roupas, que não fecham .

"Com o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo . Desde os primórdios da raça humana , há um mecanismo que nos faz comer mais no inverno para produzir mais calorias, pois o frio acelera a queima de gordura para produzir calor . Inventamos casas , roupas , aquecedores, não sentimos frio, mas continuamos os mesmos biologicamente ; portanto, ainda que mais aquecidos e não gastando mais calorias, o frio, mesmo assim, nos faz querer comer mais. É comum, também, nessa época, deixarmos de lado as saladas e comidas light, tão saudáveis, e preferirmos os alimentos mais calóricos, como queijos e pães gordurosos, chocolates, e até mesmo bebidas alcoólicas. O resultado não pode ser outro: em pouco tempo, nos damos conta de que estamos acima do peso ", afirma o médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio.

Como emagrecer depois pode ser difícil, o segredo é cuidar-se desde agora. Tomando alguns pequenos cuidados, è possível manter a forma e a saúde o ano todo. Basta usar o bom senso e a moderação.

Sugerimos que sobre esse tema seja entrevistado o médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, que também é nutrólogo, formado pela Faculdade de Medicina da UNIFESP, presidente da SOBRAE, que poderá fornecer várias dicas aos leitores/telespectadores, sobre como se alimentar bem no inverno, sentindo-se saciado, sem deixar de aproveitar as delícias da estação e sem aumentar de peso.

É possível comer bem no inverno, sem engordar?

Em primeiro lugar, não importa a estação do ano: existem algumas regras básicas de qualquer programa de saúde e reeducação alimentar, que precisam ser mantidas como ingerir muito líquido , praticar uma atividade física regularmente, não pular refeições, evitar gorduras trans, comer de tudo um pouco.

O médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, adverte: "É comum às pessoas reduzirem o consumo de sucos e líquidos no inverno , o que não é recomendável. Deve-se manter a hidratação do corpo também nesse período do ano, consumindo , no mínimo, 1,5 litros de água ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água" .

Quando a temperatura diminui e o frio não está para brincadeiras, o corpo pede ajuda. Para manter sua própria temperatura, o organismo precisa de mais calorias e, por isso, a fome aumenta.O problema é que, em geral, as pessoas acabam abusando da quantidade dos alimentos e, além de comer mais, escolhem de preferência comidas mais gordurosas. A explicação para isso é simples: todos alimentos gordurosos são mais gostosos, mais palatáveis e a gordura é o macronutriente que menos sacia (proteínas são as que mais saciam).

Resistir aos pratos típicos do inverno, não é tarefa das mais fáceis. O acompanhamento de um profissional pode ajudar a montar uma dieta equilibrada e dar dicas preciosas, como por exemplo, sempre que possível, substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos. O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Para os que não abrem mão do chocolate quente, prepará-lo com leite desnatado e achocolatado diet, e procurar ingerí-lo moderadamente.

Pré-Forró reúne mais de 6 mil pessoas em dois dias de festa

Aconteceu na Avenida Litorânea Norte em Ilhéus no último final de semana (12 e 13), o segundo Pré–Forró do Malhado. A festa contou com a participação de mais de 6 mil pessoas, que para entrar doaram 1kg de alimento não perecível para serem doados a creches, famílias e instituições de caridade. Ao final dos dois dias de festa, a arrecadação foi de mais de uma tonelada de alimentos. A animação ficou por conta das bandas Keketa e Abdias, Severina Xique, Rene e Benner, Stampa do Forró, Frisson e Zabumbaia. O evento também contou com a apresentação das quadrilhas Cia. do Forró e Harmonia Cravo & Canela.

O público que compareceu ao evento pode desfrutar da super estrutura de som, iluminação e segurança. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência o que significa que os dois dias de festa ocorreram no maior clima de alegria, paz e harmonia.

O Pré-Forró do Malhado foi realizado pelo vereador Jailson Nascimento (foto), que destacou a importância de aliar diversão e responsabilidade social no mesmo evento. “O segundo Pré-Forró do Malhado foi um sucesso, além de podermos contar com grandes nomes da música regional para animar o público, vamos ajudar as creches, famílias e instituições ilheenses com os alimentos doados”, enfatizou Jailson Nascimento.

LHÉUS E O TURISMO DE NEGÓCIOS

Carlos Mascarenhas

A Revista MUITO número 63, que acompanhou a edição de domingo, 14.06.2009, do Jornal A TARDE, traz uma longa entrevista com o Sr. Mário Bruni, Presidente do Salvador Convention & Visitors Bureau. Na entrevista ele informa que o Turismo de Negócios já representa hoje 50% do turismo na Bahia e informa também que enquanto o turista de lazer gasta cerca de US$ 110,00 por dia, o turista de negócios chega a gastar US$ 312 por dia.

Não sei exatamente o quanto representa o turismo de negócios aqui em Ilhéus hoje, mas tenho certeza que é muito pouco. Por esta razão acredito que seria interessante que a Secretaria de Turismo de Ilhéus e o Ilhéus Convention Bureau estudassem a viabilidade de incrementar a realização de eventos aqui na nossa cidade, desenvolvendo assim a área de Turismo de Negócios.

Como exemplo cito a INFOILHEUS, que a principio era um evento para que as Empresas do Pólo mostrassem os seus produtos e que agora já começa a se tornar uma Feira onde os fornecedores de produtos e serviços dirigidos para as Empresas fabricantes de produtos eletro-eletrônicos vêem à Ilhéus mostrar as novidades da área e estabelecer contatos para a realização de futuros negócios.

Precisamos fazer da INFOILHÉUS uma referência, trazendo fornecedores de partes e peças, certificadoras de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e outros, fornecedores de softwares, empresas de transportes e outras Empresas que estejam interessadas em fazer negócios com as Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de toda a Bahia. Além de darmos uma outra dimensão à INFOILHÉUS, precisamos, de forma profissional, formatarmos ou atrairmos outros eventos de turismo de negócios para a nossa cidade.

Um fato que me chamou a atenção foi que durante toda a entrevista, o Sr. Bruni não se referiu a Ilhéus em nenhum instante. Ao ser perguntado: Em infraestrutura, como estamos em relação a outros estados? Assim respondeu: “Temos Carnaval, São João, praias, Chapada Diamantina, Porto Seguro. Isso, poucos estados têm. Temos gastronomia, um povo musical, artistas, mas falta regularidade. Um espaço bacana que se abre, muitas vezes fecha em três meses, porque não tem qualidade. Precisamos nos qualificar, nos profissionalizar.”

Ou seja, para o Sr. Bruni, Ilhéus como opção de turismo de uma forma geral e de turismo de negócios especificamente, não existe.

---

Carlos da Silva Mascarenhas