principal

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Cuidados com as compras de NATAL e Ano novo.


A época de compras de Natal é também o período em que serviços de proteção ao consumidor, como Procon, Idec e Pro Teste,mais recebem queixas de usuários de falhas das lojas online.

De acordo com estudo do Procon paulista, as reclamações mais comuns são entrega fora do prazo estipulado no contrato de compra, entrega de produto diferente do solicitado pelo consumidor e produto entregue com defeito.
Nos meses de novembro e dezembro crescem também as denúncias de fraude na internet, como a publicação de sites falsos, que recolhem dados de usuários como número de cartão de crédito e dados pessoais para a prática de crimes.

Veja cinco cuidados para fazer compras online sem dores de cabeça:

1 – Assegure que você faz a compra numa loja conhecida e num site legítimo.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico eBit orienta os consumidores a verificar se há registro da loja online onde o consumidor fará sua compra em serviços de proteção ao consumidor e checar em sites de comparação de preços qual a avaliação que a comunidade de usuários da internet faz de determinada loja.

Obras da Oeste-Leste serão iniciadas em maio, diz Valec

Os governos estadual e federal realizaram, nesta sexta-feira (11), mais uma reunião de trabalho para discutir o projeto de construção da Ferrovia Oeste-Leste, que liga o município de Ilhéus, na Bahia, à cidade de Figueiropólis, em Goiás.


“Esta semana também tivemos uma reunião sobre a Ferrovia Oeste-Leste com o presidente da República. Dissemos a ele, e repetimos aqui, que a obra tem condições de começar já no mês de maio de 2010”, afirmou o presidente da Valec. Segundo ele, as datas das audiências públicas já foram marcadas, os relatórios de impacto ambiental encaminhados, e parte de projeto básico está pronta. Até 15 de janeiro vai ser licitado o projeto executivo e até 2011 a ferrovia estará concluída.

Para a secretária Eva Maria Chiavon, os dados apresentados são animadores. “O processo de licitação para contratar o projeto executivo está em bom andamento, as questões ambientais, que são sempre as mais complexas, também. A ferrovia é uma realidade, e esta reunião foi mais um passo importante na viabilização dessa obra, que é um grande empreendimento pra a Bahia, o Nordeste e o Brasil”.

Porto Sul – Em paralelo ao projeto da ferrovia, está sendo elaborado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Portos, o projeto de construção do Porto Sul, que vai ser integrado a Ferrovia Oeste-Leste. “São dois empreendimentos importantes que estão vindo e sendo elaborados de forma simultânea. O Governo da Bahia, em parceria com o governo federal, vai concretizar esses projetos importantes para o desenvolvimento do estado e da região”, afirmou a Eva Chiavon.

Quando estiver pronto o complexo logístico do sul do estado, que tem a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus, vai facilitar o escoamento da produção de minério, grãos e outros produtos. Além do transporte de toda a produção, a implantação da ferrovia deve gerar aproximadamente 30 mil empregos diretos, de acordo com dados do Ministério dos Transportes. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6 bilhões. A ferrovia terá ao todo, 1,5 mil quilômetros. Na Bahia, atravessará 30 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros.