principal

segunda-feira, 11 de abril de 2011

FRAUDE SEM FIM !


O secretário de Administração de Ilhéus, Antônio Bezerra, anunciou que o município manterá a SR Concursos e Pesquisas como empresa responsável pela elaboração e aplicação das provas do concurso público e definiu o dia 8 de maio como nova data das provas, informa o Bahia Online.

As provas seriam aplicadas neste domingo (10), mas foram canceladas depois que a Polícia Federal investigou e descobriu um esquema de fraude no concurso que visa preencher cerca de 550 vagas disponibilizadas pela prefeitura ilheense. Duas pessoas foram presas, dentre elas um funcionário da SR Concursos.

Vinícius Oliveira, funcionário da SR Concursos e Pesquisas, receberia R$ 8 mil para passar os gabaritos das provas a, pelo menos, seis inscritos no concurso público.

De acordo com os depoimentos de José Carlos Santana dos Santos, o Bêgo, e Vinícius Oliveira à Polícia Federal, a fraude ocorreria no momento de digitação dos resultados das provas, que foram adiadas devido à pressão do Ministério Público Estadual (MP), em março último.

A pressão fez com que Vinícius mudasse de tática e decidisse furtar os gabaritos e conteúdo das provas e entregá-los, neste sábado, aos candidatos que pagaram para que ocorresse a fraude. Os dois foram presos por volta das 10 horas de hoje em frente ao estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, com os gabaritos, celulares e extratos comprovando o pagamento pelo “serviço” (confira no Bahia Online). Vinícius é filho de um ex-prefeito de Santa Maria da Vitória e alegou estar em dificuldades financeiras.

Os beneficiados com a fraude seriam pessoas próximas a Bêgo, que possui bar em Ilhéus. Estes candidatos fariam provas para os cargos de agente de trânsito e agente administrativo, conforme apurou o JBO. O esquema contaria com o auxílio de um homem identificado como Ronaldo, homem de confiança da direção da SR Concursos e responsável pela elaboração e segurança das provas.

A Prefeitura de Ilhéus vai cancelar o concurso público para preenchimento de cerca de 500 vagas, que seria realizado neste domingo, 10. O cancelamento se deve à descoberta de uma fraude no processo seletivo, a partir da prisão de um funcionário da empresa S & R, responsável pela organização do certame.

O funcionário foi detido hoje pela Polícia Federal, após denúncia de que ele estaria vendendo as provas do concurso. O suspeito foi levado para a carceragem da PF, onde presta depoimento.

(Atualização às 23 horas – A prova objetiva do concurso agora acontecerá no dia 8 de maio, segundo nota oficial da Prefeitura de Ilhéus.)

De acordo com a secretária da Educação de Ilhéus, Lidney Campos, o concurso será anulado. A maioria das vagas abertas para este processo seletivo é exatamente para a área comandada por Lidney.

A Secretaria da Administração e o prefeito Newton Lima ainda não se pronunciaram sobre o caso. O concurso da Prefeitura de Ilhéus seria realizado no mês passado, mas foi adiado por decisão do governo. As vagas foram abertas por determinação do Ministério Público, que determinou a substitução de funcionários contratados por efetivos.

Várias escolas de Ilhéus ainda funcionam com grandes deficiências, devido à falta de professores. Esta falta seria suprida a partir da contratação de profissionais aprovados no concurso que acaba de ser cancelado.