principal

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Royce Gracie na frente de Anderson Silva no ranking de 100 edições do ufc



Royce Gracie encaixa uma chave de braço

Royce Gracie foi o pioneiro. A ele, somam-se outros 69 atletas tupiniquins. Neste sábado, o UFC atingirá sua 100ª edição. Boa parte da história desse evento de MMA (Vale Tudo) deve ser creditada ao esforço e suor de lutadores nascidos no Brasil. E não foram poucos.

Em 15 anos de UFC, 70 atletas nacionais pisaram na arena mais prestigiada do mundo das lutas. Foram travados 266 combates envolvendo brazucas.149 saíram vitoriosos. 116 foram derrotados. Houve um único caso de empate. Cerca de 10% dos embates foram duelos entre brasileiros.

O blog Mano a Mano fez um levantamento sobre o histórico de todos os atletas brazucas no UFC, desde a sua 1ª edição em 1993. E preparou um ranking com o número de vitórias de cada um deles.

Rorion Gracie, filho do falecido mestre Hélio, foi o mentor do UFC. Junto com uma produtora de vídeo americana, a SEG, ele fundou esse evento que deu origem à chamada Era Moderna do Vale Tudo. Desde a década de 30 esse esporte é promovido no Brasil.

O UFC nunca esteve tão forte. Depois de passar pela clandestinidade e ser perseguido por notórios políticos americanos, o evento foi parar na mão de dois ítalo-americanos donos de cassino, os irmãos Fertitta. Só depois de três anos de investimento é que eles passaram a ver a cor do dinheiro. Hoje, a marca UFC vale mais de U$$ 1 bilhão.

Amanhã, um dos atletas brasileiros mais bem sucedidos na história do UFC disputará o título de campeão dos meio-médios (77kg). Thiago Pitbull Alves, do Ceará, vai encarar o canadense Georges ST Pierre, um dos atletas mais respeitados do MMA mundial.

Os brazucas Lyoto Machida (meio-pesado) e Anderson Silva (médios) são os campeões do peso deles. Se Pitbull vencer restarão apenas duas categorias nas mãos de gringos, a dos leves e a dos pesados.

O ranking elaborado por este blog foi estabelecido a partir da analise dos números de vitórias e derrotas dos atleta. Cada vitória rendeu um ponto e a derrota, menos um. Lutas terminadas empatadas valeram meio ponto.

Alguns lutadores acabaram com o mesmo número de pontos. Nesses casos, ficaram na frente os que tinham mais títulos no UFC, ou, então, mais vitórias no currículo. Exemplo. Marco Ruas ganhou quatro e perdeu duas. Ficou com dois pontos. Renato Sobral ganhou seis e perdeu quatro. Também somou dois pontos. Mas como o Ruas já foi campeão do UFC, ele acabou na frente do Babalu, que nunca ganhou o cinturão.

Segue o ranking com a participação de lutadores brasileiros em 100 edições do UFC:

Posição- Atleta - Cartel - Pontuação geral (Vitória, Derrota e Empate)
1º Royce Gracie: 11v-2d-1e. Geral (9.5)
2º Anderson Silva: 9-0-0. Geral (9)
3º Lyoto Machida: 8-0-0. Geral (8)
4º Thiago Alves: 9–2-0. Geral (7)
5º Demian Maia: 5-0-0. Geral (5)
6º Pedro Rizzo: 9-5-0. Geral (4)
7º Vitor Belfort: 7-4-0. Geral (3)
8º Gabriel Gonzaga: 6-3-0. Geral (3)
8º Wilson Gouveia 6-3-0. Geral (3)
10º Thales Leites: 5-2-0; Geral (3)
11º Thiago Silva: 4-1-0. Geral (3)
12º Marco Ruas: 4-2-0. Geral (2)
13º Murillo Bustamante: 3-1-0. Geral (2)
14º Renato Babalu: 6-4-0. Geral (2)
14º Hermes França: 6-4-0. Geral (2)
16º Luis Cané: 3-1-0. Geral (2)
17º Junior Santos: 2-0-0. Geral (2)
18º Rodrigo Nogueira: 2-1-0. Geral (1)
19º Gleison Tibau: 5-4-0. Geral (1)
20º Thiago Tavares: 4-3-0. Geral (1)
21º Fabiano Iha: 3-2-0. Geral (1)
22º Maurício Rua: 2-1-0. Geral (1)
22º Rousimar Palhares. 2-1-0. Geral (1)
24º Paulo Thiago:1-0-0. Geral (1)
24º Ebenezer Fontes: 1-0-0. Geral (1)
24º Túlio Palhares: 1-0-0. Geral (1)
24º César Marscucci: 1-0-0. Geral (1)
24º Macelo Mello: 1-0-0. Geral (1)
24º Rafael Carino 1-0-0. Geral (1)

Brock Lesnar é o Máximo em vale- tudo



Brock Lesnar (bermuda branca) venceu por nocaute técnico Frank Mir e manteve o cinturão dos pesados do UFC

Georges St-Pierre Mantem o Cinturão


Em decisão unânime dos juizes, o atual campeão Georges St-Pierre (de bermuda vermelha) não teve problemas para vencer o brasileiro Thiago Alves e manter o cinturão dos meio-médios do UFC

Lesnar nocauteia Mir e segue com cinturão dos pesados do UFC

Brock Lesnar não deu chance para Frank Mir e manteve o cinturão dos pesados do UFC

Em uma luta de muita força, a disputa do cinturão dos pesados marcou o card principal da centésima edição do UFC. O atual campeão Brock Lesnar não teve problemas para nocautear Frank Mir no segundo round e manter o cinturão do torneio. Mesmo com o título, ele mostrou se não se importar com a torcida, que o vaiava muito após o combate.

Após uma tentativa de trocação no início do primeiro round, a luta principal logo foi para o chão, com Lesnar ficando com a guarda por cima e castigando Mir com duros socos no rosto e na região do abdômen. Mostrando muito mais força, Brock Lesnar venceu com facilidade a etapa e fazendo o rival sangrar muito.

O segundo round começou mais movimentado, com Frank Mir partindo para o ataque, mas logo a luta foi para chão. Com a guarda mais uma vez muito bem posicionada, Lesnar passou a golpear seguidamente a lateral do rosto do adversário de forma muito violenta, com o árbitro interrompendo o combate e confirmando a vitória por nocaute técnico de Brock Lesnar.

GSP elogia "Pitbull"; Lesnar perde a cabeça e leva dura do chefe

CAMPEÕES COM ESTILOS DIFERENTES
Crédito
Broke Lesnar quase brigou com adversário após a luta em que manteve cinturão
Crédito
GSP elogia lutador brasileiro após combates no octagon de Las Vegas

O canadense Georges St-Pierre encheu a bola de Thiago "Pitbull" Alves depois de derrotar o brasileiro e manter o cinturão dos meio-médios. O combate aconteceu na noite deste sábado, em Las Vegas, válido pela histórica centésima edição do UFC.
"Thiago foi o oponente mais difícil até hoje", disse GSP, um dos lutadores mais carismáticos do evento. "Ele é muito jovem, vai aprender com isso."

"Eu já estive onde ele está quando eu perdi para Matt Hughes e sei que é uma grande lição", completou o campeão, se referindo à sua derrota na disputa do título da categoria no UFC 50, em 22 de outubro de 2004.

Se GSP sempre prezou pelo respeito ao adversário, o mesmo não se pode dizer de Brock Lesnar. O campeão dos pesados manteve o cinturão ao nocautear Frank Mir, com quem trocou farpas antes, porradas durante, e quase saiu no tapa depois da luta.

Instantes depois de deixar Mir quase desfigurado com uma sequência de 15 socos no rosto, Lesnar teve até de ser contido por seguranças. O campeão se aproximou quando o rival estava se levantando, e os dois quase saíram no tapa novamente.

Mas o gigante Lesnar não parou por aí. Vaiado pela torcida, fez gestos obscenos em direção às 12 mil pessoas que lotaram o ginásio, e emendou um "eu amo isso; continuem, continuem". Não contente, criticou a cerveja "Bud Light", uma das patrocinadoras do evento e com quem tinha contrato para o UFC 100, e disse que comemoraria com outra marca de bebida. Por fim, disse que terminaria a noite "em cima da minha mulher", ironizando o fato que Mir mal conseguia andar depois do combate.

A postura de Lesnar deixou o presidente do UFC, Dana White, furioso. O manda-chuva revelou que entrou no vestiário do campeão e deu uma dura sobre sua maneira antiprofissional de agir após o combate.

"Eu o levei para o banheiro e disse o que tinha para dizer. Ele é um cara legal, se não fosse, eu falaria com você. Todos nós sabemos o quanto o patrocinador é importante em qualquer negócio", disse Dana.

"Eu queria pedir desculpas, fui muito antiprofissional. Eu amo essa companhia, eu amo ser um lutador. Fui um idiota", afirmou Lesnar, que manteve o título, mas foi "derrubado" pelo seu chefão.

Parreira não é mais o técnico do Flu



Treinador foi demitido do cargo nesta manhã

Carlos Alberto Parreira não é mais o técnico do Fluminense. O experiente treinador não resistiu à queda de rendimento da equipe, que, após a derrota para o Santo André neste domingo, passou a integrar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao "Redação SporTV", o próprio Parreira deu a notícia, anunciada também no site oficial do clube.

- Não sou mais o técnico do Fluminense. Fui informado há meia hora - disse.

A decisão foi tomada pela diretoria tricolor em conjunto com o patrocinador do clube na manhã desta segunda-feira. O auxiliar Vinícius Eutrópio dirige a equipe no treino desta tarde, no CFZ. Em sua terceira passagem pelas Laranjeiras, Parreira somou 24 jogos, com oito vitórias, nove empates e sete derrotas. Foram 33 gols a favor e 30 contra.