principal

terça-feira, 12 de abril de 2011

Segurança publica em ileus e região


A Bahia terá 34 Bases Comunitárias de Segurança até 2013 e o município campeão em violência contra a juventude, Itabuna, terá apenas uma das mais de três dezenas de unidades. Pelo menos, este é o planejamento da Secretaria de Segurança Pública. As bases comunitárias, como serão chamadas as unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na Bahia, começam a ser implantadas por Salvador, provavelmente neste mês.

Em Itabuna, a base será instalada no bairro Monte Cristo, uma das áreas mais violentas da cidade e que tem como vizinhança os bairros Califórnia, São Roque, Santa Inês e Antique. A data ainda não foi definida. A escolha do bairro gerou críticas por parte de policiais que atuam em Itabuna e consideram a região do Novo Horizonte mais perigosa, por concentrar o “grosso” do tráfico de drogas no município.

Já em Ilhéus, também no sul da Bahia, a base será instalada no Teotônio Vilela, o mais violento e mais carente do município. Um estudo, na década passada, mostrava que 60% da população carcerária do presídio ilheense Ariston Cardoso era do bairro.

O governo baiano vai privilegiar Salvador na instalação das bases de segurança. Das 34 UPPs baianas, 20 serão instaladas na capital do estado. Feira de Santana terá 4 bases até 2013.

Além de Ilhéus e Itabuna, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Simões Filho, Camaçari, Lauro de Freitas, Juazeiro, Barreiras e Paulo Afonso também terão, cada um, uma base de segurança. As UPPs chegam, mas sofrem críticas de policiais experientes, que consideram o modelo uma ação “cosmética”.