principal

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ilhéus: 2 casos de gripe suína confirmados



Ilhéus: 2 casos de gripe suína confirmados
e outros sete suspeitos sendo monitorados. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Antônio Luiz Firmo, dos nove casos, sete foram atendidos no Hospital Geral Luiz Viana Filho. Os outros no Hospital São Rafael, em Salvador.
Os suspeitos chegaram da Argentina e na capital baiana apresentaram os sintomas da doença. O material foi recolhido e enviado para a Fiocruz para análise. O resultado deu positivo e as pessoas infectadas continuaram em Salvador para tratamento.
As duas infestadas moram em Ilhéus, mas não chegaram a entrar na cidade quando contraíram a gripe. Firmo explica que a Vigilância Sanitária trabalha em conjunto com o Hospital Regional e a 6ª Dires.
Os profissionais de saúde estão sendo capacitados para atender de forma mais completa e satisfatória as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe.
Segundo a Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), da Secretaria da Saúde (Sesab), na Bahia foram notificados 245 casos, dos quais 49 confirmados, 142 em investigação e 54 descartados. Não houve nenhum registro de morte.
Casos no estado
Dos casos confirmados, 51% são do sexo feminino. A idade média dos 49 casos confirmados é de 27,6, variando de 3 a 55 anos.
A maioria, 37 casos, é de residentes em Salvador e os outros nas cidades de Cachoeira (3), Lauro de Freitas (2), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Feira de Santana e Guanambi (1 em cada cidade). Um dos confirmados é residente em Maceió (AL) e outro em Montevidéu, Uruguai.
Segundo o Mistério da Saúde, a confirmação da nova gripe por exame laboratorial será feita nos casos graves ou em amostras, em situações de surtos localizados. Não serão mais realizados exames em todas as pessoas com sintomas de gripe.
Um percentual significativo, mais de 70%, das amostras de casos suspeitos analisadas em dois laboratórios de referência (Fiocruz/RJ e Adolf Lutz/SP) nos últimos dois meses não detectou influenza (gripe), mas outros vírus respiratórios.
A Gripe A, também conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente pela tosse, espirro ou secreções respiratórias.
Os sintomas são similares a uma gripe comum, entretanto, é recomendável que as pessoas que sentirem sintomas como febre, tosse, dores musculares, coriza e dor de garganta procurem o serviço de saúde mais próximo.
Se os sintomas forem leves, o médico fará as recomendações necessárias para isolamento domiciliar, período de afastamento de trabalho e prescrever o tratamento. Nesses casos, não será feita confirmação por exame laboratorial.
Se o quadro clínico inspirar cuidados ou for grave, indicando internação, o paciente será encaminhado para um dos 68 hospitais de referência. Na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para cura.
A letalidade média no mundo é de 0,4% e a quase totalidade dos óbitos é de idosos e crianças ou resultam de alguma complicação clínica prévia: pacientes com problemas respiratórios, cardíacos, renais, metabólicos, ou doenças como câncer e Aids.
Na Gripe A, esse quadro se mantém. A letalidade média observada até o momento no mundo também é 0,4%. E segundo relatos à Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos casos confirmados tem sintomas leves a moderados, evoluindo para cura.

Brigadeiro anuncia volta dos voos noturnos

no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pedido do governador Jaques Wagner, interferiu no assunto e cobrou uma solução. aeroporto
O secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho, anunciou que a partir de outubro será permitida a volta dos voos noturnos ao aeroporto, retomando seu funcionamento normal, interrompido desde setembro de 2007.
A decisão foi anunciada como resultado de uma reunião realizada nesta sexta-feira em Brasília, com Godinho, o secretário de Turismo da Bahia Domingos Leonelli, representantes da prefeitura de Ilhéus e companhias aéreas, Márcio Branco (TAM) e Alberto Bogsan (Gol).
A convocação da reunião foi decidida durante encontro, na segunda-feira (20), entre o presidente Lula, o governador Wagner e o comandante da Aeronáutica Juniti Saito, no gabinete do Presidente da República.
Na ocasião, Wagner apelou ao presidente Lula e ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, por uma solução técnica para que os voos noturnos fossem restabelecidos imediatamente.
O governador alegou que os 67 obstáculos apontados como motivos da suspensão dos voos não existiam desde o início do ano, ou seja, foram retirados e não havia mais o que justificasse tal proibição.
Segundo Wagner, o município não tem mais como suportar a falta dos voos noturnos e os prejuízos incalculáveis para a economia e o turismo de Ilhéus. O brigadeiro Godinho ouviu as reivindicações e, após consultas, determinou as mudanças de procedimentos.
Elas devem permitir pouso e decolagem noturnos na pista do aeroporto Jorge Amado. Segundo Leonelli, técnicos do Departamento de Controle Espaço Aéreo, Decea, vão à cidade para determinar as novas normas de procedimento técnico.
As alterações serão efetivadas a partir de outubro, após a elaboração de uma nova Notam (Notificação de Tráfico Aéreo).
Pela rádio
“Este é o resultado de uma mobilização intensa da comunidade de Ilhéus, município que representa o terceiro maior parque turístico do estado, e da ação decisiva do governador junto ao presidente Lula," explicou Leonelli em entrevista exclusiva à rádio Morena FM, de Itabuna.
"A participação do empresariado, da comunidade, especialmente do trade turístico da Costa do Cacau foi fundamental para a volta dos voos noturnos, uma vitória do turismo e da economia da região,” afirmou ao locutor Beto Leite na tarde desta sexta-feira (24).
Segundo o brigadeiro Godinho, a mudança vai permitir um novo planejamento na aproximação das aeronaves da pista de pouso do aeroporto Jorge Amado. “Serão novos procedimentos técnicos de aproximação da pista com toda a segurança exigida”.
No dia 9, aconteceu a última das reuniões entre o Governo da Bahia, o Comando da Aeronáutica, a prefeitura de Ilhéus e as companhias aéreas para tratar do aeroporto. Na ocasião, o secretário Leonelli mostrou que todas as exigências feitas foram atendidas.
A queda no movimento em razão da perda dos voos, mais a crise financeira mundial, resultou em perdas para o Pólo de Informática de Ilhéus, cuja receita caiu de R$ 2 bilhões para R$ 1 bilhão, além da queda sensível no número de turistas.
Antes da resolução, o aeroporto operava com 17 voos. Hoje, seis voos ligam a Ilhéus a Salvador e cidades do Sudeste do país pelas companhias Tam, Gol e Trip.