principal

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Colégio de Ilhéus realiza ação pedagógica na Semana da Pátria

Secretaria de Assistência Social oferece vagas para monitores de oficinas dos Cras

Ilhéus sedia amanhã I Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA

Definida a ordem das escolas no desfile de 7 de setembro em Ilhéus

Unidade Móvel Odontológica segue beneficiando a população de Ilhéus

Show de Zé Lezin é transferido para os dias 10 e 11 de outubro

***


Colégio de Ilhéus realiza ação pedagógica na Semana da Pátria

Despertar no aluno a valorização do civismo; resgatar o sentimento de patriotismo; oportunizar o conhecimento sobre os símbolos da pátria e sensibilizar a comunidade escolar para a conservação do patrimônio natural, cultural e histórico. Estas são algumas das principais ações pedagógicas que estão sendo desenvolvidas no Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro) Eusínio Lavigne durante a Semana da Pátria, inclusive com ensaio para o desfile oficial do 7 de Setembro, que acontece na avenida Soares Lopes.

A diretora do IME-Centro, Lidiney Campos de Azevedo, diz que para esta sexta-feira (4), está programada para o auditório da escola palestra sobre “A valorização dos símbolos nacionais” a ser proferida pelo professor Arléo Barbosa. A ação é dirigida a alunos do ensino fundamental II (5ª à 8ª séries), Educação de Jovens e Adultos (Eja), componentes da banda marcial do IME e representantes de pais do colegiado escolar.

Segundo ela, os trabalhos serão iniciados a partir das 9 horas, com o hasteamento de bandeiras. Em seguida todos os convidados vão assistir palestra sobre a valorização dos símbolos nacionais. Participam do evento o prefeito Newton Lima, vereadores, secretários e assessores municipais e representantes das forças armadas, dentre outras autoridades.

Secretaria de Assistência Social oferece vagas para monitores de oficinas dos Cras

A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), oferece vagas para terapeuta ocupacional, preparador físico e pedagogo para ministrarem oficinas para idosos. Além dessas, são oferecidas vagas para facilitadores ministrarem oficinas de biscuit, manicure, confecção de enxoval de bebê, pintura em tecido e de doces e salgados.

Os interessados devem levar um planejamento de oficina até esta sexta-feira (04), nas sedes dos CRAS, localizados nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela, Barra e Banco da Vitória. As oficinas serão direcionadas para os moradores desses bairros, que poderão participar dos cursos gratuitamente. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3632-5666.

Ilhéus sedia amanhã I Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, participa nesta sexta-feira (4) da abertura do I Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA, que acontece a partir das 8h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus. O evento prossegue até o dia 7 deste mês e vai reunir governadores do Norte e Nordeste do país. É a primeira vez que uma cidade do interior do estado sedia um evento deste porte, que traz em sua programação palestras, reuniões e muito lazer.

Após a sessão solene de instalação da reunião do Conselho dos Governadores (CG), os convidados participam de um coquetel de boas-vindas. No sábado (5), a programação prossegue no Opaba Praia Hotel durante todo o dia, com reuniões e a palestra “Turismo no Nordeste”, que será ministrada pelo Consultor de Turismo e ex-secretário de Turismo da Bahia, Paulo Dantas Gaudenzi.

No domingo (6), será realizado o dia de lazer e companheirismo, no Batuba Beach em Olivença. Na segunda-feira (7), os Governadores participam do desfile cívico de 7 de setembro, juntamente com os Clubes de Lions. Além de movimentar economicamente a cidade, o evento, na opinião de Guido Paternostro, governador do Lions, Distrito LA-2, ajuda o município a ganhar maior visibilidade e a reforçar uma de suas principais características: a hospitalidade. “Somente para este evento, mais de 120 quartos de hotéis da cidade já foram reservados”.

Definida a ordem das escolas no desfile de 7 de setembro em Ilhéus

Reativar a consciência dos estudantes para o valor dos símbolos nacionais como meio de se aprender a amar e respeitar o seu país e chamar a atenção do povo da cidade quanto à importância da comunidade rural na construção de uma Ilhéus melhor para todos são os principais focos da Secretaria Municipal de Educação, que está finalizando os detalhes para o desfile cívico de 7 de setembro em Ilhéus. Este ano, o tema central do desfile é “Símbolos Nacionais: orgulho de um povo”, e o sub-tema é “É do Campo que vem vida”. Além dos carros de som que estarão distribuídos pela Soares Lopes, todo o prolongamento do local do desfile contará com serviço de sonorização permitindo ao público e também aos participantes do desfile acompanhá-lo em tempo integral. Ao todo, mais de seis mil pessoas devem participar do desfile.

A programação oficial do Desfile cívico de 7 de Setembro em Ilhéus será iniciada às 8h com hasteamento das Bandeiras e revista das tropas e grupamentos, realizada pelas autoridades militares e pelo prefeito Newton Lima. Após a revista e a execução do hino nacional que será realizado pela banda marcial da Polícia Militar, o desfile cívico terá início. Os primeiros a desfilar pela Avenida Soares Lopes serão os integrantes da 18ª Circunscrição de Recrutamento e do Tiro de Guerra. Logo após é a vez da Marinha do Brasil, da Associação dos Ex-Combatentes e do 2° Batalhão da Polícia Militar, seguido da Guarda Municipal de Ilhéus, do 5ª Grupamento de Bombeiros e dos alunos do Colégio da Polícia Militar.

O segundo bloco, que será formado por entidades e clubes de serviço, é aberto com o desfile do Clube dos Aventureiros, seguido do Clube dos Desbravadores, Centro Social Urbano, Clube da Maior Idade Arco-Íris, Lions Clubes de Ilhéus (Centro), Lions Clube Pontal, Lions Clube Norte, Rotary Clube Ilhéus, Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, ordem Demolay, Programação de Erradicação do Trabalho Infanto-juvenil (PETI), ProJovem e União Federal dos Vigilantes do Mar. Este segundo bloco contará com o apoio de três carros de som, fazendo com que todos os participantes possam acompanhar o desfile, mesmo longe do ponto principal do desfile, a praça Castro Alves.

O terceiro bloco do desfile trará os alunos e professores das escolas particulares de Ilhéus e será aberto com os integrantes da Creche da Rede Meira de Super mercados, seguido das escolas Gente Miúda, Diretriz, Reino da Alegria e Aidil Pereira, e dos colégios N. S. da Vitória, D. Pedro II, Ideal que será acompanhada de banda e do Fênix, que também desfilará pela Soares Lopes com banda. A escola Joana D’Ark também faz parte deste bloco que contará com o apoio de um carro de som. O desfile prossegue com a presença das escolas estaduais dos Índios Tupinambás, Padre Luis Palmeira, Escola Rotary, Eduardo Catalão, Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev) e Fábio Araripe.

Para finalizar o desfile cívico de 7 de setembro em Ilhéus, o último bloco será formado pelas escolas municipais. Os primeiros do grupo serão os alunos do Projeto Arte e Dança e da Escola Sonho Meu, seguidos dos estudantes das escolas nucleadas do Couto, Aritaguá I, Aritaguá II, Banco Central, Banco do Pedro, Castelo Novo, Japu II, Santo Antônio, Sambaituba II e Olivença. Além das escolas nucleadas, também passam pelo palco da festa cívica as escolas Municipal Herval Soledade, Banco da Vitória, Pontal, Salobrinho II, Themistocles Andrade e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME).

Unidade Móvel Odontológica segue beneficiando a população de Ilhéus

Com o objetivo de continuar levando serviços importantes para a zona rural do município, visando à melhoria da qualidade de vida de sua população, a Prefeitura de Ilhéus concluiu a programação da Unidade Móvel Odontológica (odontomóvel) para este mês de setembro. Além de procedimentos odontológicos de baixa e média complexidades, a equipe da Unidade Móvel, que também visita os bairros mais distantes do centro da cidade, realiza trabalho preventivo, por meio de palestras e distribuição de material informativo, e oferece suporte social às famílias atendidas pelo “Bolsa Família”.

Amanhã, dia 4 de setembro, encerrando o trabalho realizado esta semana, a unidade móvel odontológica estará visitando os moradores de Campinhos. Retomando as atividades, na próxima terça-feira, dia 8, a equipe concentrará seus serviços no Horto do Havaí e Teotônio Vilela. Na quinta, 10, e na sexta-feira, 11, será a vez das comunidades da rua do Cacau, no Malhado, e Frei Vantuir, na rodovia Ilhéus-Itabuna.

Dando seqüência ao trabalho, o odontomóvel estará beneficiando, no dia 14, os moradores do Malhado; no dia 15, os de São João; no dia 16, os do Ilhéus II; e, nos dias 17 e 18, os moradores do distrito de Pimenteira. Serão ainda favorecidas, neste mês de setembro, pela unidade móvel odontológica, as seguintes localidades: Aritaguá (21), Carobeira (22), Ponta da Tulha (23), Areia Branca (24), Vila do Serrado (25), Horto do Havaí e Teotônio Vilela (28), São José (29) e Aterro Sanitário do Itariri (30).

Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas. Durante este período, a equipe, formada por dentista e auxiliares em geral, presta atendimento dentário de baixa e média complexidades, aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo. Outras informações sobre o calendário de atendimento odontológico ou sobre novas solicitações podem ser obtidas através do telefone (73) – 3234-3712.

Show de Zé Lezin é transferido para os dias 10 e 11 de outubro

O show de Zé Lezin, que estava marcado para os dias 6 e 7 deste mês, no Teatro Municipal de Ilhéus, foi transferido para 10 e 11 de outubro. O comediante, que ficou quatro anos na “Escolinha do Professor Raimundo”, programa exibido pela TV Globo, não conseguiu se recuperar a tempo de uma cirurgia de apêndice. O espetáculo, programado agora para outubro, trará para o palco do TMI todo o humor do novo CD de Nairon Barreto, gravado no Teatro Guararapes, em Recife, Pernambuco. Entre os destaques, “Política no interior”, “Férias em Bariloche” e “Natal de antigamente”.

Depois de fazer muito sucesso na Paraíba, o apadrinhado de Chico Anysio passou a se apresentar em praticamente todos os estados do Brasil, sempre com o matuto Zé Lezin. Nairon Barreto, que é graduado em Direito e Comunicação Social, interpreta o mesmo personagem há cerca de 25 anos. A cada espetáculo, incorpora inúmeras novidades, satirizando, entre outras coisas, os acontecimentos importantes do cotidiano brasileiro. Nairon informa que procura sempre tomar “um banho de cultura popular” para se inspirar e criar seus espetáculos. “Deixo claro nos shows que matuto é uma pessoa altamente consciente e que o forte da piada não está na pimenta, mas, sim, no enredo. Eu não me considero um piadista. Eu sou um contador de causos”, acrescenta.