principal

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ilhéus e Itabuna não vão ter carnaval em 2010


Um site da região da bahia divulgou neste domingo
por causa da ameaça de epidemia de dengue, no caso de Itabuna, e falta de verbas no caso de Ilhéus. O prefeito Newton Lima alega que a festa não vai acontecer por causa da crise financeira mundial, que reduziu a arrecadação.
A secretária de Turismo de Ilhéus, Ana Matilde Hora, afirmou que, além da crise, o município teve dificuldades de patrocínio. Ela disse que o município vai trabalhar para promover, com o governo do estado, o carnaval de 2011.
O prefeito Newton Lima decidiu cancelar o carnaval mesmo contando com o apoio do governo do estado, que nos últimos anos tem bancado parte das atrações e a infra-estrutura da festa.
Sem festa em Itabuna e Ilhéus, que receberam juntas R$ 49 milhões a mais que em 2008, o destino de quem mora nos municípios do sul da Bahia deve ser Salvador e Porto Seguro.
Além da crise financeira, outro fator que atrapalhou a realização do carnaval em Itabuna e Ilhéus foram os altos índices de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue.
Itabuna é o município brasileiro com a maior quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypt e Ilhéus também está entre as cidades em situação de risco.

LG New Chocolate leva o cinema no bolso


Na onda de fazer celulares prontos para reproduzir vídeos, a LG acertou em cheio com o New Chocolate BL40. Seu destaque é a tela de 4 polegadas que imita o formato do cinema, com proporção de 21 por 9. Tudo bem, poucos filmes são encontrados nesse padrão, mas os que efetivamente cabem no display ficam a coisa mais linda. No cardápio de recursos, o aparelho é poderoso: tem Wi-Fi, 3G, GPS e câmera de 5 megapixels. No preço, também lembra smartphones top: 1.599 reais.

A resolução máxima dessa tela é de 800 por 345 pixels, o suficiente para exibir imagens com ótima definição e nitidez. Em nossos testes com filmes, a riqueza de detalhes foi impressionante, e o aparelho não travou nenhuma vez. Mas o display também agradou pela usabilidade. Capacitivo, ele é bastante sensível ao toque com os dedos, o que facilita a vida do usuário ao deslizar pela interface em terceira dimensão, igual à do Arena.

O maior problema do New Chocolate é justamente o sistema operacional, que apesar de bonito e divertido de usar, não permite a instalação de muitos programas. Como não tem uma loja de aplicativos, como as do iPhone, Android ou BlackBerry, ele fica na fronteira entre celulares e smartphones. Para o alento de quem curtiu o aparelho, a LG já anunciou que em breve criará uma plataforma para vender software.