principal

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Dicas do Vista: acessando seus arquivos pela barra de ferramentas


Quando você precisa acessar um arquivo que está dentro de uma pasta do Sistema, normalmente precisa percorrer um grande caminho composto por atravessar diferentes menus e janelas. Outra solução para abreviar processos seria copiar o ícone “Computador” para a área de trabalho, mas ainda assim isso implicaria em ficar abrindo janelas até chegar ao documento desejado.

Existem alguns programas disponíveis no mercado que permitem que seus arquivos sejam abertos pela Barra de Tarefas ou a de Acesso Rápido, mas alguns deles possuem licença paga e outros modificam configurações que nem sempre são agradáveis.

No Windows Vista (e também no 7) há uma forma de deixar seus arquivos disponíveis a partir da Barra de Tarefas sem precisar instalar nenhum programa adicional. Tudo que você vai precisar fazer são alguns pequenos ajustes que serão mostrados detalhadamente abaixo.

Clique com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas do Windows e selecione “Barra de Tarefas” e “Nova Barra de Tarefas”.

Criando a nova Barra

Em seguida, escolha a pasta “Computador” e clique em “Selecionar Pasta”.

Escolhendo a pasta a ser adicionada

Pronto! Agora sempre que você precisar pode ter acesso as suas pastas do Sistema com apenas um clique.

Resultado final

Análise: Positivo Mobo 3G 2055

análise feita pelo site da ig:
Mais uma vez a Positivo Informática nos enviou um equipamento de sua linha de netbook para análise. Saiba como se saiu mais um móvel desta fabricante brasileira.

Depois de uma análise completa do netbook Positivo Mobo White 1050, divulgamos agora outra análise de outro produto da linha de netbooks da fabricante brasileira: o Positivo Mobo 3G 2055.

Seguindo o que se espera de um netbook (recursos não muito avançados em comparação a notebooks, mas que dão conta do recado), o Mobo 3G 2055 já sai na frente de seus congêneres por possuir um modem 3G embutido e entrada para um cartão SIM, igual a um telefone celular.

Suas especificações são as seguintes: Processador Intel® Atom™ 1.60 GHz, tela widescreen LCD 10,2”, disco rígido de 160 GB, leitor de cartões, modem 3G banda larga embutido, memória RAM de 1 GB, microfone e webcam de 1.3 megapixels integrados, dispositivo para rede sem fio, Windows XP Home Edition e bateria de Li-ion recarregável de 3600mAh (miliampère por hora) com autonomia de até 6 horas.

Um netbook deve ser prático e leve, e isso o Mobo 3G 2055 tranquilamente é. Visualmente ele é bastante semelhante ao Mobo White 1050, mas suas especificações o credenciam a um posto mais alto. Ele possui um modem 3G embutido, o que torna ainda mais prática a utilização de um cartão SIM para acesso a internet através da tecnologia 3G.

Falando agora da parte de software, o Mobo 3G 2055 possui várias diferenças. Aqui você terá o Windows XP Home Edition Service Pack 3 (igual ao 1050) e o BrOffice.org 3.0 pré-instalado (no outro equipamento você tinha a versão 2.4 deste pacote).

No Mobo 3G 2055 ainda constam o Adobe Reader 9, o antivírus Kaspersky e o Dicionário Aurérlio (ambos gratuitos pelo período de um ano) e um programa da fabricante Positivo, o Positivo 3G, para facilitar seu acesso à rede através desta tecnologia, visto que este é, talvez, o grande atrativo deste netbook.

Alguns pontos podem ser indicados como desvantagens de um netbook de modo geral e do Mobo 3G 2055 mais especificamente. Uma questão já apontada na análise do Mobo White 1050 permanece: a cor do netbook. Apesar de ter seu charme e ser dono de uma beleza notável, um equipamento branco, com o tempo, pode acabar sendo um problema, afinal, as sujeiras ficarão mais evidentes.

Se para quem está acostumado com um teclado convencional usar um notebook já é algo “complicado”, um netbook acaba sendo pior ainda neste aspecto. O espaço entre as teclas (e as próprias teclas) são menores e podem dificultar ainda mais a digitação no início. Contudo, como sempre, um pouco de prática deve resolver este “problema”.

Características

Entradas e Saídas

De um lado você encontra: (1) trava de segurança, (2) entrada de alimentação, (3) saída de vídeo VGA, (4) entrada USB e (5) leitor de cartões de memória.

Do outro estão presentes: (6) entrada para microfone e fone de ouvido, (7) duas entradas USB, (8) entrada para cabo de rede, (9) entrada para cabo de telefone.

Neste aspecto, o que há de novo em relação ao Mobo White 1050 são o leitor de cartões e a entrada para fio de telefone (é possível conectá-lo a um modem externo comum, por exemplo).

Disco rígido

O Mobo 3G 2055 possui um ótimo espaço para armazenamento de dados e informações, maior inclusive que de muitos desktops e notebooks encontrados por aí. Você conta com 160 GB de espaço para guardar seus arquivos, talvez até mais do que o suficiente para as pretensões de quem adquire este modelo de computador. Este, com certeza, é um ponto positivo!

Memória RAM

Talvez você pense que 1024 MB de memória RAM já não seja o suficiente para um computador, porém, ao que tudo indica, isso é o suficiente para um netbook. Quem resolve comprar um computador deste normalmente não o faz para rodar programas de edição de vídeo ou jogos pesados, portanto, 1 GB de RAM não deixará ninguém na mão.

Áudio e vídeo

Outra função que o Mobo 3G 2055 pode desempenhar com qualidade é a exibição de vídeos. Sejam transmissões via internet em portais como o YouTube ou o Google Videos ou então filmes presentes em seu disco rígido, o equipamento dá conta de exibir tudo com grande qualidade.

A questão do áudio é complicada, pois seus alto-falantes são fracos. Se você precisa ouvir algo, será preciso um par de fones de ouvidos ou então um de caixinhas de som, pois os falantes do Mobo 3G 2055 deixam muito a desejar e o volume alcançado por eles acaba ficando aquém do esperado.

Teclado

Um teclado diferente, com cores diferentes e até mesmo um novo formato das teclas fazem parte do Mobo 3G 2055. Nesse aspecto ele supera o Mobo White 1050, pois suas teclas são mais macias e mais fáceis de serem tecladas, mesmo com espaço apertado que ocupam.

Webcam e microfone

Ambos os equipamentos estão integrados no Mobo 3G 2055 e são de grande qualidade. A webcam de 1.3 megapixels de resolução não deixará a desejar nos momentos em que dela necessitarem. Seu acionamento é simples, através de um atalho do teclado, e poderá ser usado para videoconferências em mensageiros instantâneos sem nenhum problema, assim como o microfone que facilitará grandemente a comunicação.

Desempenho

Apesar de ser um computador relativamente simples, um netbook precisa passar por algumas provas de fogo para ser avaliado. Nós o testamos e agora você verá o que resultou esta análise. Para isso instalamos nele alguns softwares que normalmente exigem um bocado da máquina.

CorelDRAW Graphics Suite X4

O CorelDRAW Graphics Suite X4 não levou muito tempo para ser instalado e o único contratempo foi o tamanho da tela de instalação. Seu tamanho é maior do que o disponibilizado pela tela de 10,2” do Mobo 3G 2055, mas nada que um arrastar de janela não resolvesse.

Quanto à inicialização e utilização do programa, também não há o que reclamar do netbook da Positivo. Ele não demorou para iniciar o aplicativo e nem se tornou mais lento durante este processo. Sua utilização acaba sendo prejudicada pelo touchpad, mas isso acontece em qualquer netbook e notebook, porém, um simples mouse é capaz de resolver este impasse.

Stellarium

O aplicativo Stellarium, uma espécie de Google Earth estelar no qual é possível visualizar o céu e alguns detalhes sobre planetas, astros e estrelas presentes no Sistema Solar, também foi instalado em nosso netbook durante os testes. O resultado aqui também foi agradável, pois apesar deste ser um software pesado e que exige muito da máquina, não encontramos problemas durante sua instalação e ele rodou tranquilamente no Mobo 3G 2055.

Nod32

O último software avaliado é indispensável para qualquer computador. Não este especificamente, mas qualquer máquina que acesse a internet necessita de um bom programa antivírus. Como o Mobo 3G 2055 não vem com um, optamos pelo Nod32, um dos mais bem conceituados softwares do gênero.

Seu desempenho nessa máquina não foge muito do que ocorre em um notebook convencional ou até mesmo um desktop. A tarefa mais lenta – a varredura completa – durou cerca de 40 minutos para ser realizada. O processo de monitoramento das atividades do computador também não compromete o funcionamento do Mobo 3G 2055.

Internet 3G

Este Mobo que nos foi enviado está participando de uma promoção realizada em parceria entre a Vivo e a Positivo Informática. Ele possui 90 dias gratuitos de acesso à internet através da rede 3G e para isso você precisa cadastrar o chip e o seu equipamento junto a Vivo. Este processo pode ser um pouco demorado, pois será necessário informar nome completo, filiação, endereço, número do CPF e do RG, mas ao final você poderá acessar a internet em alta velocidade, de qualquer lugar, 24h por dia e gratuitamente durante três meses.

Acesso à internet via 3G

Ao final deste período de degustação gratuita do serviço, você deverá entrar em contato com a operadora para efetivar a contratação de um plano. Esta conexão é bastante estável e possui uma média de velocidade de 1 MB. Isso significa que você terá à sua disposição uma velocidade razoável para baixar programas, filmes, músicas e navegar por toda a internet.

Preço

Se comparado a outros netbook e até mesmo a notebooks de configuração superiores, o Mobo 3G 2055 está um pouco salgado. Em pesquisa realizada no dia 22 de julho de 2009, ele pode ser encontrado em lojas na internet com um preço que varia de R$ 1.614,05 (preço promocional) até R$ 1.699,00 (preço “oficial”).

Um netbook normalmente tem um uso bastante prático e funcional. Ninguém comprará um equipamento destes para jogar jogos pesados e trabalhar com editores de vídeo e imagem, diferentemente do que acontece com um desktop ou notebook. Logo, para que se propõe uma máquina dessas, o Positivo Mobo 3G 2055 merece respeito.

Suas dimensões reduzidas facilitam seu transporte e devem ser muito úteis para diversas pessoas cujo uso do computador não depende tanto de um excelente desempenho, mas sim da praticidade e funcionalidade, duas características presentes neste netbook. Como é de um tamanho mais reduzido, se torna ótimo para ser carregado em viagens e congressos ou mesmo dentro de valises de vendedores, por exemplo.

Alguns recursos merecem destaque como a webcam integrada, que possui uma ótima resolução, o grande espaço de disco rígido e também o processador que provavelmente não deixará ninguém na mão. Obviamente o computador deve sofrer um pouco se rodar vários aplicativos pesados simultaneamente, até porque ele não foi feito pra isso, mas de qualquer jeito ele deu conta do recado durante os testes realizados.

Fora tudo isso, outro ponto de destaque é o modem 3G embutido, que permite aos usuários um acesso à internet e uma mescla de computador portátil com telefonia móvel. Isso torna tudo mais prático, pois não será necessário adquirir nenhum aparelho externo, bastando apenas o uso de um cartão SIM (chip de celular) com um plano apropriado.

A resposta que chegamos à pergunta "Vale a pena?" é: depende. Se você quer algo para rodar programas pesados como editores de imagens e jogos, esse equipamento sem dúvida não é apropriado e o valor que investirá em um netbook pode ser muito melhor aproveitado em outro equipamento mais potente. Porém, se sua função será mais didática e/ou profissional e sua área de atuação não demanda uma supermáquina, este simpático netbook pode ser mais que o suficiente.

Fotos ultrafinas


Sony Cyber-Shot DSC-T700 pesa apenas 160 gramas e tem tela sensível ao toque

Apesar de ser um pouco maior que as gerações anteriores da série, a DSC-T700 e seus 160 gramas de peso tem uma portabilidade excepcional. Seu mecanismo de lente é instalado de pé, por meio de um prisma, o que permite deixar o corpo da câmera muito fino.

A versão atual da lente Carl Zeiss miniatura é capaz de focar a apenas 1cm de distância em macro, tem zoom de decentes 4X (equivalente a 35-140 mm) e estabilização de imagem Super-SteadyShot – função esta especialmente importante em uma câmera que mal dá para segurar com firmeza. Um recurso útil é o zoom ajustável durante a gravação de vídeos em MPEG, algo difícil de encontrar em outras subcompactas.

A frente da máquina é lindíssima, mas a tampa vertical, que serve para ligá-la e proteger a lente, está mais difícil de ser deslocada. Por outro lado, a série T incorporou uma tela de toque. Com isso, todos os botões na traseira sumiram, exceto o de exibição de imagem, disfarçado no topo da moldura da tela.

Infelizmente, nem tudo que é maior é melhor: devido à amplitude da tela, quase não sobra espaço para apoiar o polegar sem acionar involuntariamente os controles. E a moldura que protege o visor deixou a T700 mais grossa que as antecessoras.

Além disso, a interface apresenta sinais de imaturidade conceitual: herdeira de um sistema baseado em botões mecânicos, não aproveita gestos de dedos, como o de arrastar.

Mesmo sendo simpático, esse sistema de toque ainda precisa evoluir. Não chega a ser um estorvo para quem utiliza todas as funções da câmera em modo automático, mas quem requer mais controle se dará melhor com os bons e velhos comandos por teclas .

A resolução está dentro do normal para as compactas atuais: 10,1 megapixels. É uma imagem grande, mas ligeiramente borrada pela necessidade de forte redução automática de ruído. O desempenho é fraco em ISO alto (que vai até o irreal valor de 3.200). Para compensar, possui remoção de olhos vermelhos, ferramentas de retoque embutidas e “truques” da moda, como detecção de rosto e de sorriso.

Um toque elegante na parte técnica é que a memória interna é de confortáveis 4 GB, o que torna dispensável adquirir cartões de memória no ato da compra. Para a exibição de slide shows na TV, a câmera traz quatro músicas embutidas e efeitos visuais de transição.

A conexão ao micro é feita por um cabo que reúne uma porta USB de alta velocidade e saídas de vídeo analógico para TV; a versão HD do cabo é um opcional vendido à parte. Seu preço sugerido é de R$ 1.999

Massa não corre risco de morte, mas lesão no olho pode encerrar carreira

O neurocirurgião Robert Verez, que operou Felipe Massa no sábado (25), afirmou em entrevista coletiva que o piloto da Ferrari não corre mais risco de morte devido ao grave acidente em que foi atingido por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello durante o treino de classificação para o GP da Hungria, em Hungaroring. Porém, o médico admitiu que o brasileiro pode ser obrigado a encerrar a carreira por causa de uma lesão no olho esquerdo.

"Ele teve seu olho afetado. Não sabemos ainda se ele poderá voltar a correr", disse Verez. "Tenho certeza [de que houve uma lesão], mas ainda não sei a sua extensão. Não sabemos exatamente porque, sem operação, é muito difícil de avaliar as funções."

De acordo com o médico, Massa continua em condições estáveis e permanece sedado para proteger o cérebro, que teve um pequeno inchaço. O piloto está sendo acordado de vez em quando para exames. Sua coordenação motora parece estar funcionando de forma correta. Em um desses momentos, Felipe chegou a apertar a mão de seu irmão Dudu.


Veres foi um dos três cirurgiões que operaram o representante da Ferrari após o acidente no treino em Hungaroring. A cirurgia, que durou uma hora, foi realizada com o objetivo de reduzir a lesão óssea no crânio do brasileiro. Massa sofreu algumas pequenas fraturas, uma delas na extremidade do osso frontal, na altura do supercílio esquerdo, que foi reparada. Vários fragmentos foram retirados, mas nenhum afetou o cérebro.

No momento, segundo o neurocirurgião, nenhuma outra cirurgia está planejada, mas é possível que Massa seja submetido a novas operações se for necessário. "Sempre pode piorar devido à complexidade e a natureza dessas lesões. Ele teve uma lesão cerebral por causa do impacto com a peça, mas está bem agora", comentou.

Robert espera que Massa possa voltar a andar logo, assim que o piloto for recuperado suas habilidades motoras e respondendo aos médicos os pedidos para mover seus membros. Felipe já mover suas mãos e pernas, que são sinais positivos de que não há danos em seu cerébro. A expectativa é que ele saia do coma induzido nesta terça (28).

Massa deve ser transferido até o fim da semana do Hospital AEK para Paris e vai ficar internado no grupo hospitalar Pitié-Salpêtrière, do Dr. Gerard Saillant, que, junto com o Dr. Dino Altmann, acompanha a recuperação do brasileiro em Budapeste.

Saillant cuidou de Michael Schumacher na época em que o alemão quebrou a perna no acidente do GP da Inglaterra em 1999 e após o primeiro rompimento de ligamento do joelho de Ronaldo.

Rodrigo Minotauro gostaria de enfrentar Fedor no UFC



Um imortal, uma espécie de guerreiro Highlander, só acertando sua cabeça para, talvez, pará-lo. Quando Minotauro sobe nos ringues, seus oponentes sabem que é quase impossível nocauteá-lo. Sucumbi-lo a torções e estrangulamentos (as chamadas finalizações) é trabalho ainda mais penoso. Devem pensar: “Se o atropelamento de um caminhão não lhe parou, quem sou eu para fazer isso?”
Aos 11 anos, o baiano Rodrigo Nogueira, vulgo Minotauro, teve seu corpo quase esmagado por um caminhão que passou por cima dele. Estourado por dentro, ele ainda se ergueu sozinho antes de ser socorrido e passar um ano em recuperação no hospital.
Se parasse de lutar hoje, Minotauro, especialista em jiu-jitsu, já teria um dos currículos mais completos da história do MMA. No Japão, foi campeão do Rings e do Pride. Nos EUA, ganhou interinamente o cinturão dos pesados do UFC. Bateu 31 oponentes, entre eles diversas estrelas das lutas. Perdeu cinco vezes, sendo quatro delas na decisão dos juízes. Uma luta acabou sem resultado por conta de um ferimento na sobrancelha de seu adversário.
Entretanto, Minotauro, 33, não se dá por satisfeito. Ele não pensa, como crêem alguns críticos, que a hora de se aposentar esteja próxima. Sua meta é disputar em breve o cinturão do UFC, como revelou o faixa-preta em entrevista . Seu objetivo é fazer do Brasil o país número um nesse esporte, disse.
De olho na negociação entre o UFC e o russo Fedor Emilianenko, o brasileiro revelou que gostaria de encarar pela quarta vez o maior algoz de sua carreira. Se Fedor, atleta do Affliction, for mesmo contratado, Minotauro quer, “com certeza”, enfrentá-lo de novo. O faixa-preta perdeu, até hoje, duas vezes para o russo, por pontos, e um confronto entre eles não teve resultado.
A última luta do Minotauro foi a única em que ele acabou nocauteado. No dia 28 de dezembro do ano passado, o americano Frank Mir chocou o mundo e a si mesmo ao derrotar o brasileiro com uma série de socos. Dias antes do combate, Minotauro teve uma infecção no braço e uma contusão no joelho. Ainda assim, não recuou da batalha e acabou caindo alguns degraus no ranking dos pesados.
A próxima luta de Minotauro está programada para o dia 29 de agosto, em Portland. Ele terá pela frente o ex-campeão dos meio-pesados e dos pesados Randy Couture, no combate principal da 102ª edição do UFC. “Vou lutar até quando meu corpo aguentar”, avisa aos que pedem pela sua aposentadoria, o mitológico Minotauro do Brasil.