principal

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

UM APLICATIVO MATADOR


As três maiores operadoras de telefonia móvel que operam na Espanha se uniram para enfrentar um adversário em comum: os aplicativos de conversação. Com o Joyn, a Movistar (Telefónica), a Orange (France Telecom) e a Vodafone esperam bater de frente com Skype, WhatsApp e Viber, noticia a Reuters.

O produto oferecerá mensagens gratuitas, recursos avançados de telefonia e, em alguns casos, ligações gratuitas. É possível ainda enviar vídeos e fotos pelos smartphones, mas por enquanto o app só está disponível para Android.

Espera-se que outras operadoras espanholas e globais adotem a ferramenta, que chega à Alemanha ainda neste ano e em diversos países da Europa em 2013.

As companhias seguem o que parece ser uma tendência mundial. A própria France Telecom lançou recentemente um produto semelhante, assim como a Telefónica e a Deutsche Telekom (saiba mais aqui).

Na Espanha, em particular, o mercado de telefonia móvel tem apanhado bastante de alternativas como WhatsApp - que, no país, é o quarto aplicativo mais baixado da App Store da Apple. Entre o segundo trimestre de 2011 e o de 2012, caiu de 1,9 bilhão para 1,5 bilhão a quantidade de mensagens de texto pagas enviadas no país.

E a crise econômica deixou a coisa ainda mais séria, tanto que o governo da ilha de Tenerife passou a recomendas aos oficiais que usem o WhatsApp para reduzir custos com ligações.
 UM APLICATIVO FILÉ

OPERADORAS X CONSUMIDOR



O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações decidiu alterar uma das regras do funcionamento das ligações móveis e, a partir de agora, chamadas sucessivas feitas do celular para um mesmo número serão consideradas uma só.

Para que isso ocorra, a ligação precisa ser refeita no prazo de 120 segundos. Assim, não importa quantas vezes a chamada cair, se ela for reestabelecida rapidamente, haverá uma única tarifa.

De acordo com a Anatel, não há limite para a quantidade de vezes que a chamada pode ser refeita. E a alteração vale para todos os tipos de planos, sejam eles focados na quantidade de chamadas ou no tempo de ligação - neste caso, serão somadas todas as tentativas para que seja feita uma única cobrança.

A nova regra será publicada "em breve" no Diário Oficial da União e, então, terá 90 dias para entrar em vigor. Isso só vale para ligações feitas por celulares, mas não importa se o destinatário for móvel ou fixo.
OPERADORAS X CONSUMIDOR