principal

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Google anuncia sistema operacional para PCs

O Google deve ter causado um grande furor na Microsoft nesta quarta-feira, 08. Isso porque a empresa divulgou que está desenvolvendo um sistema operacional para PCs vinculado ao seu navegador Chrome.

O “Sistema Operacional do Google Chrome” entrará na briga com o Windows no mercado de netbooks, notebooks e desktops. A plataforma, em código-aberto, será baseada em Linux e deverá estar disponível na segunda metade de 2010. “Já estamos trabalhando neste projeto com nossos parceiros e, em breve, trabalharemos também com a comunidade de desenvolvedores de código aberto”, revela Linus Upson, diretor de Engenharia.

O Google disse que seu OS terá uma interface limpa, deixando mais espaço na tela para aplicações dos usuários. "Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos chave do Google Chrome SO", disse Sundar Pichai, vice-presidente de gestão de produtos, em entrevista ao The New York Times.

Uso do Internet Explorer registra queda

O sistema de medição online TheCounter.com revela queda de dois pontos percentuais no uso do Internet Explorer. Entre os meses de janeiro e junho de 2009, o navegador da Microsoft caiu de 76% para 74%, de acordo com a contagem.

Enquanto o IE registra recuo, o uso do browser da Mozilla mostrou crescimento. O Firefox passou de 17% para 18% de participação no mesmo período. Em terceiro lugar, o Safari, da Apple, apresenta 4% de participação e o Opera, da norueguesa Opera Software, 1%.

Em outros contadores os resultados foram diferentes. No entanto, em todos eles o Internet Explorer registrou queda.

O StatCounter.com diz que o IE registrou 59,49% de participação em junho, com perda de seis pontos porcentuais em relação a janeiro quando apresentava 65,41% do mercado. Já para Firefox o panorama foi de crescimento. A empresa aponta que o browser da Mozilla passou de 27,03% em janeiro para 30,33% em junho. O Firefox é seguido no ranking pelo Safari, com 2,93% e pelo Chrome, do Google, com 2,82%.

Outro sistema de medição também mostrou números diferentes. Para o W3Counter.com o IE registrou 56,92% de participação em junho e 57,9% em janeiro. Os dados da empresa apresentam um menor crescimento do Firefox, saindo de 31,26% para 31,91%. Enquanto isso, de janeiro a junho o contador apresentou queda para o Safari, que passou de 2,44% em janeiro para 2,12% no mês passado.

ALAGAMENTO

Lastimável o estado em que ficou a Avenida Bahia com as chuvas de hoje pela manhã em Ilhéus. O sofrimento dos moradores desta avenida vem persistindo há quase 30anos sem uma solução.

F C O

Vereador defende o novo porto respeitando a legislação ambiental

Por considerar que a construção do Porto Sul, do retro-porto, do novo aeroporto internacional, da rodovia e da ferrovia Leste-Oeste serão equipamentos de fundamentais importância para o desenvolvimento do Sul da Bahia, o vereador Paulo Carqueija (PT) voltou a defender a construção do Complexo Intermodal em Ilhéus, desde que sejam respeitadas a legislação ambiental. O vereador afirmou que considera grandiosa a importância das entidades ambientais, mais ao invés de se posicionarem radicalmente contra o complexo intermodal, um equipamento que vai dinamizar a economia regional, essas entidades deveriam enriquecer o debate e contribuir, com os seus conhecimentos, para o aperfeiçoamento desse projeto que tantos benefícios trará para o Sul da Bahia.

“É inegável que qualquer ação humana tem impactos sobre o meio ambiente, seja na construção de uma estrada, seja na construção de uma ferrovia ou na construção de um hotel, mas para minimizar estes impactos existem as leis e o Brasil detém uma das mais abrangentes e eficazes legislações de proteção ambiental”, explicou Paulo Carqueija. Segundo ele, o Porto Sul, o novo aeroporto e todo o complexo intermodal que virá para a região está em consonância com os estudos de impacto ambiental, dentro da Política Nacional de Meio Ambiente(PNMA) e de acordo com as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente(CNMA).

“Espero que os verdadeiros ambientalistas, os que têm responsabilidade e serão respeitados, tenham a inteligência de sentar à mesa e participar da construção desse projeto, garantindo assim sua qualidade ambiental e social, mas não podemos e não devemos aceitar que esta importante obra a qual mudará a vida de Ilhéus e região seja inviabilizada por interesses escusos, especulações imobiliárias e outros motivos que vão de encontro aos interesses da comunidade”, disse o parlamentar. O vereador defende a proteção do meio ambiente, mas explica que é preciso haver um equilíbrio da preservação da natureza com o desenvolvimento econômico e com a promoção de justiça social.

“Quero um porto, quero uma ferrovia e quero um aeroporto sim, mas quero todos esses investimentos dentro da legislação ambiental, como também quero hotéis e pousadas na cidade, mas quero que esses equipamentos não sejam de madeiras retiradas da Mata Atlântica”, defendeu Paulo Carqueija. “O que não podemos assistir de braços cruzados é a movimentação de grupos contrários ao desenvolvimento socioeconômico de Ilhéus, que se escondem por trás das justas bandeiras ambientalistas na intenção de impedir a construção do Porto Sul”, alertou o vereador.

Novo Aeroporto de ilheus

Prezados, poderiam verificar e nos informar sobre o projeto do novo aeroporto?

Dizem que a Infraero ainda aguarda o estudo de levantamento topográfico da área escolhida, que deveria ter sido enviado pelo governo do estado antes de se falar em projeto. Outra atribuição que está pendente é o encaminhamento do pedido de licença prévia e dos estudos de impacto ambiental da região onde o aeroporto deverá ser construído. “Somente a partir deste material é que a Infraero pode começar a pensar no projeto do novo aeroporto”, assegurou a jornalista. Os dois únicos processos já iniciados dizem respeito à assinatura de um protocolo de intenção entre o governo estadual e a Infraero e um acordo técnico onde são divididas as responsabilidades das ações.

Se o descrito acima é vero, pq o estado demora tanto a fazer um levantamento topografico e conseguir o RIMA para obra tão importante para a Região?