principal

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Previna-se contra falhas do Google


Encaminhe todas as mensagens enviadas para o webmail do Google para sua conta em outro serviço

Quem usa Gmail , mas tem outra conta de e-mail, como a do provedor de acesso à internet, pode usá-la como backup do serviço do Google. Para isso, basta encaminhar as mensagens recebidas no Gmail, com um pequeno ajuste. Basta clicar na opção Configurações (ou Settings, em inglês) e acessar a aba Encaminhamento e POP/IMAP (Forwarding and POP/IMAP). Marque a caixa Encaminhar Uma Cópia Dos E-mails Recebidos Para (Forward a Copy Of Incoming Mail To), e indique o e-mail que servirá de backup. Na outra conta, vale a pena configurar o endereço de resposta (Reply to, em inglês) para o e-mail do Gmail. Assim, se o Gmail estiver fora do ar, você pode usar a segunda conta e as respostas serão recebidas pelo e-mail do Google quando ele voltar a funcionar.

E-mail falso de banco é arma de ladrões virtuais para roubar dados


Uma das técnicas mais utilizadas por cybercriminosos para roubar dados sigilosos é o phishing. Uma forma de fraude na web na qual os hackers tentam se passar por uma empresa que envia um e-mail, por exemplo, com o intuito de roubar senhas ou números de cartão.

Vários bancos brasileiros sofrem esse tipo de fraude. Nas últimas semanas, o Bradesco foi um dos alvos do golpe. Comunicados sobre a atualização do sistema de segurança do site do banco têm chegado às caixas de e-mails dos usuários.

A mensagem maliciosa afirma que para continuar utilizando normalmente a conta corrente, o cliente precisa fazer um recadastramento dos dados. O link aponta para um site falso e os dados, uma vez preenchidos, caem nas mãos dos ladrões virtuais.

Segundo relatório da BitDefender , na última semana de setembro foram detectadas 2.803 ocorrências em formas de arquivos maliciosos relacionados a bancos. Dentre eles, mais da metade eram executáveis infectados.

Um dos grandes méritos dos cybercriminosos (e problemas para os internautas) é a perfeição adotada nas mensagens fraudulentas. Logos da empresa e até mesmo e-mails com o domínio correto são enviados, o que dificulta a percepção do conteúdo falso.

Para evitar cair nas armadilhas, o usuário deve, sempre, se certificar da política de segurança do banco por meio do site oficial. Além disso, como os próprios bancos afirmam, dados pessoais nunca são solicitados por e-mail.

Uma dica para saber a procedência da mensagem é analisar para onde a URL vai encaminhar o usuário. Em vez de clicar no link suspeito, os internautas podem simplesmente colocarem o mouse em cima da URL e o destino vai aparecer na barra da parte inferior do navegador.

Mais de 10 mil senhas do Hotmail vazam na rede


Segundo o site de tecnologia Neowin.net, mais de 10 mil contas e senhas de usuários do Windows Live Hotmail vazaram na internet. As informações foram divulgadas na última quinta-feira, 01/10, por um anônimo na página Pastebin.com, espaço colaborativo no qual os usuários podem comentar bugs em programas.

O post que continha os detalhes foi retirado imediatamente pela equipe do Pastebin.com. O Neowin, no entanto, conseguiu acessar a lista e garante que as contas eram reais, sendo que a maioria parecia pertencer a usuários da Europa. Domínios @hotmail.com, @msn.com e @live.com estavam no post. “A lista detalha mais de 10 mil contas começando do A até o B, sugerindo a existência de outras listas”, informa o site que descobriu a lista.

Uma das principais preocupações se dá ao fato das contas do Hotmail serem utilizadas para mais serviços além do correio eletronico . Recursos da Microsoft como o Office Online, Skydrive e Windows Live Messenger também podem ser acessados com o mesmo nome de usuário e senha.

Nesta segunda-feira, 05/10, o jornal britânico The Guardian informou que a MS está ciente do problema e já está investigando o vazamento. Em entrevista para o jornal, o consultor de segurança da Sophos, Graham Cluley, incentiva os usuários dos serviços a alterarem suas senhas. “Modifique suas senhas – e se você utiliza a mesma senha em outros sites, modifique lá também”, diz Cluley.

Ainda não foi descoberto como a ação foi realizada. O Neowin suspeita que o Hotmail possa ter sido invadido ou que os usuários foram vítimas de um ataque de phishing em massa.

Em 2010, smartphones rodarão Flash 10


Uma parceria entre Adobe e algumas marcas de smartphones para, finalmente, inserir atecnologia flash nos aparelhos. O Open Screen Project envolve fabricantes como o Google e a RIM.

O projeto para colocar o Flash Player 10 ainda conta com Nokia, Palm, Motorola, Qualcomm, Nvidia entre outras empresas . Com a novidade, aparelhos com sistemas operacionais Android e Symbian rodarão vídeos e sites que necessitam do software.

O iPod, inicialmente, não entrou na lista dos gadgets compatíveis com Flash 10. A tecnologia estará disponível a partir do próximo ano.