principal

terça-feira, 28 de julho de 2009

Ilhéus: 2 casos de gripe suína confirmados



Ilhéus: 2 casos de gripe suína confirmados
e outros sete suspeitos sendo monitorados. Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Antônio Luiz Firmo, dos nove casos, sete foram atendidos no Hospital Geral Luiz Viana Filho. Os outros no Hospital São Rafael, em Salvador.
Os suspeitos chegaram da Argentina e na capital baiana apresentaram os sintomas da doença. O material foi recolhido e enviado para a Fiocruz para análise. O resultado deu positivo e as pessoas infectadas continuaram em Salvador para tratamento.
As duas infestadas moram em Ilhéus, mas não chegaram a entrar na cidade quando contraíram a gripe. Firmo explica que a Vigilância Sanitária trabalha em conjunto com o Hospital Regional e a 6ª Dires.
Os profissionais de saúde estão sendo capacitados para atender de forma mais completa e satisfatória as pessoas que apresentarem os sintomas da gripe.
Segundo a Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), da Secretaria da Saúde (Sesab), na Bahia foram notificados 245 casos, dos quais 49 confirmados, 142 em investigação e 54 descartados. Não houve nenhum registro de morte.
Casos no estado
Dos casos confirmados, 51% são do sexo feminino. A idade média dos 49 casos confirmados é de 27,6, variando de 3 a 55 anos.
A maioria, 37 casos, é de residentes em Salvador e os outros nas cidades de Cachoeira (3), Lauro de Freitas (2), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Feira de Santana e Guanambi (1 em cada cidade). Um dos confirmados é residente em Maceió (AL) e outro em Montevidéu, Uruguai.
Segundo o Mistério da Saúde, a confirmação da nova gripe por exame laboratorial será feita nos casos graves ou em amostras, em situações de surtos localizados. Não serão mais realizados exames em todas as pessoas com sintomas de gripe.
Um percentual significativo, mais de 70%, das amostras de casos suspeitos analisadas em dois laboratórios de referência (Fiocruz/RJ e Adolf Lutz/SP) nos últimos dois meses não detectou influenza (gripe), mas outros vírus respiratórios.
A Gripe A, também conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente pela tosse, espirro ou secreções respiratórias.
Os sintomas são similares a uma gripe comum, entretanto, é recomendável que as pessoas que sentirem sintomas como febre, tosse, dores musculares, coriza e dor de garganta procurem o serviço de saúde mais próximo.
Se os sintomas forem leves, o médico fará as recomendações necessárias para isolamento domiciliar, período de afastamento de trabalho e prescrever o tratamento. Nesses casos, não será feita confirmação por exame laboratorial.
Se o quadro clínico inspirar cuidados ou for grave, indicando internação, o paciente será encaminhado para um dos 68 hospitais de referência. Na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para cura.
A letalidade média no mundo é de 0,4% e a quase totalidade dos óbitos é de idosos e crianças ou resultam de alguma complicação clínica prévia: pacientes com problemas respiratórios, cardíacos, renais, metabólicos, ou doenças como câncer e Aids.
Na Gripe A, esse quadro se mantém. A letalidade média observada até o momento no mundo também é 0,4%. E segundo relatos à Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos casos confirmados tem sintomas leves a moderados, evoluindo para cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fiquem a vontade para opinar