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segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Obras da Oeste-Leste serão iniciadas em maio, diz Valec

Os governos estadual e federal realizaram, nesta sexta-feira (11), mais uma reunião de trabalho para discutir o projeto de construção da Ferrovia Oeste-Leste, que liga o município de Ilhéus, na Bahia, à cidade de Figueiropólis, em Goiás.


“Esta semana também tivemos uma reunião sobre a Ferrovia Oeste-Leste com o presidente da República. Dissemos a ele, e repetimos aqui, que a obra tem condições de começar já no mês de maio de 2010”, afirmou o presidente da Valec. Segundo ele, as datas das audiências públicas já foram marcadas, os relatórios de impacto ambiental encaminhados, e parte de projeto básico está pronta. Até 15 de janeiro vai ser licitado o projeto executivo e até 2011 a ferrovia estará concluída.

Para a secretária Eva Maria Chiavon, os dados apresentados são animadores. “O processo de licitação para contratar o projeto executivo está em bom andamento, as questões ambientais, que são sempre as mais complexas, também. A ferrovia é uma realidade, e esta reunião foi mais um passo importante na viabilização dessa obra, que é um grande empreendimento pra a Bahia, o Nordeste e o Brasil”.

Porto Sul – Em paralelo ao projeto da ferrovia, está sendo elaborado pelo Governo do Estado e pela Secretaria Nacional de Portos, o projeto de construção do Porto Sul, que vai ser integrado a Ferrovia Oeste-Leste. “São dois empreendimentos importantes que estão vindo e sendo elaborados de forma simultânea. O Governo da Bahia, em parceria com o governo federal, vai concretizar esses projetos importantes para o desenvolvimento do estado e da região”, afirmou a Eva Chiavon.

Quando estiver pronto o complexo logístico do sul do estado, que tem a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e o novo aeroporto de Ilhéus, vai facilitar o escoamento da produção de minério, grãos e outros produtos. Além do transporte de toda a produção, a implantação da ferrovia deve gerar aproximadamente 30 mil empregos diretos, de acordo com dados do Ministério dos Transportes. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6 bilhões. A ferrovia terá ao todo, 1,5 mil quilômetros. Na Bahia, atravessará 30 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros.

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