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terça-feira, 16 de junho de 2009

LHÉUS E O TURISMO DE NEGÓCIOS

Carlos Mascarenhas

A Revista MUITO número 63, que acompanhou a edição de domingo, 14.06.2009, do Jornal A TARDE, traz uma longa entrevista com o Sr. Mário Bruni, Presidente do Salvador Convention & Visitors Bureau. Na entrevista ele informa que o Turismo de Negócios já representa hoje 50% do turismo na Bahia e informa também que enquanto o turista de lazer gasta cerca de US$ 110,00 por dia, o turista de negócios chega a gastar US$ 312 por dia.

Não sei exatamente o quanto representa o turismo de negócios aqui em Ilhéus hoje, mas tenho certeza que é muito pouco. Por esta razão acredito que seria interessante que a Secretaria de Turismo de Ilhéus e o Ilhéus Convention Bureau estudassem a viabilidade de incrementar a realização de eventos aqui na nossa cidade, desenvolvendo assim a área de Turismo de Negócios.

Como exemplo cito a INFOILHEUS, que a principio era um evento para que as Empresas do Pólo mostrassem os seus produtos e que agora já começa a se tornar uma Feira onde os fornecedores de produtos e serviços dirigidos para as Empresas fabricantes de produtos eletro-eletrônicos vêem à Ilhéus mostrar as novidades da área e estabelecer contatos para a realização de futuros negócios.

Precisamos fazer da INFOILHÉUS uma referência, trazendo fornecedores de partes e peças, certificadoras de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e outros, fornecedores de softwares, empresas de transportes e outras Empresas que estejam interessadas em fazer negócios com as Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de toda a Bahia. Além de darmos uma outra dimensão à INFOILHÉUS, precisamos, de forma profissional, formatarmos ou atrairmos outros eventos de turismo de negócios para a nossa cidade.

Um fato que me chamou a atenção foi que durante toda a entrevista, o Sr. Bruni não se referiu a Ilhéus em nenhum instante. Ao ser perguntado: Em infraestrutura, como estamos em relação a outros estados? Assim respondeu: “Temos Carnaval, São João, praias, Chapada Diamantina, Porto Seguro. Isso, poucos estados têm. Temos gastronomia, um povo musical, artistas, mas falta regularidade. Um espaço bacana que se abre, muitas vezes fecha em três meses, porque não tem qualidade. Precisamos nos qualificar, nos profissionalizar.”

Ou seja, para o Sr. Bruni, Ilhéus como opção de turismo de uma forma geral e de turismo de negócios especificamente, não existe.

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Carlos da Silva Mascarenhas

Um comentário:

  1. Bom para cidade que está sofrendo com a falta de turismo ,Aeroporto fechado ,demissoes no setor de comercio e por ai vai. nos ilheenses temos que rezar todos os dias pelo nossos empregos.

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