principal

terça-feira, 16 de junho de 2009

Porque engordamos no inverno

No outono-inverno , quando o tempo começa a esfriar, devemos nos preparar para, ao final dessas estações, não tomarmos grandes sustos com os ponteiros da balança, ou com os zipers e botões de nossas roupas, que não fecham .

"Com o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo . Desde os primórdios da raça humana , há um mecanismo que nos faz comer mais no inverno para produzir mais calorias, pois o frio acelera a queima de gordura para produzir calor . Inventamos casas , roupas , aquecedores, não sentimos frio, mas continuamos os mesmos biologicamente ; portanto, ainda que mais aquecidos e não gastando mais calorias, o frio, mesmo assim, nos faz querer comer mais. É comum, também, nessa época, deixarmos de lado as saladas e comidas light, tão saudáveis, e preferirmos os alimentos mais calóricos, como queijos e pães gordurosos, chocolates, e até mesmo bebidas alcoólicas. O resultado não pode ser outro: em pouco tempo, nos damos conta de que estamos acima do peso ", afirma o médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio.

Como emagrecer depois pode ser difícil, o segredo é cuidar-se desde agora. Tomando alguns pequenos cuidados, è possível manter a forma e a saúde o ano todo. Basta usar o bom senso e a moderação.

Sugerimos que sobre esse tema seja entrevistado o médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, que também é nutrólogo, formado pela Faculdade de Medicina da UNIFESP, presidente da SOBRAE, que poderá fornecer várias dicas aos leitores/telespectadores, sobre como se alimentar bem no inverno, sentindo-se saciado, sem deixar de aproveitar as delícias da estação e sem aumentar de peso.

É possível comer bem no inverno, sem engordar?

Em primeiro lugar, não importa a estação do ano: existem algumas regras básicas de qualquer programa de saúde e reeducação alimentar, que precisam ser mantidas como ingerir muito líquido , praticar uma atividade física regularmente, não pular refeições, evitar gorduras trans, comer de tudo um pouco.

O médico endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, adverte: "É comum às pessoas reduzirem o consumo de sucos e líquidos no inverno , o que não é recomendável. Deve-se manter a hidratação do corpo também nesse período do ano, consumindo , no mínimo, 1,5 litros de água ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água" .

Quando a temperatura diminui e o frio não está para brincadeiras, o corpo pede ajuda. Para manter sua própria temperatura, o organismo precisa de mais calorias e, por isso, a fome aumenta.O problema é que, em geral, as pessoas acabam abusando da quantidade dos alimentos e, além de comer mais, escolhem de preferência comidas mais gordurosas. A explicação para isso é simples: todos alimentos gordurosos são mais gostosos, mais palatáveis e a gordura é o macronutriente que menos sacia (proteínas são as que mais saciam).

Resistir aos pratos típicos do inverno, não é tarefa das mais fáceis. O acompanhamento de um profissional pode ajudar a montar uma dieta equilibrada e dar dicas preciosas, como por exemplo, sempre que possível, substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos. O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Para os que não abrem mão do chocolate quente, prepará-lo com leite desnatado e achocolatado diet, e procurar ingerí-lo moderadamente.

Um comentário:

  1. gostei ,mais li num jornal que mesmo os adoçantes se usado de forma errada ou seja em demasiado, pode ate dar cancer!

    ResponderExcluir

fiquem a vontade para opinar